sábado, 13 de junho de 2020

Tutorial de filtros usados em fotografias internas


Adam Goldberg é especialista em fotos de interior, exterior, hospitalidade, tanto em imóveis residenciais como comerciais. 

Adam Goldberg nos conta uma de suas experiências.

"Fotografar interiores pode criar muitos desafios para fotógrafos com todas as diferentes luzes. Luz solar direta, luz ambiente indireta, luz aérea, lâmpadas...você tem a ideia. Você também pode ter muitas superfícies diferentes que absorvem ou refletem a luz de diferentes maneiras.

Escrivaninhas, sofás, televisores, mesas de café, cabeceiras de madeira, paredes pintadas...sim, há muita coisa. Como tal, é tão importante controlar todas as fontes de luz quanto controlar como a luz interage com todas as diferentes superfícies de uma sala. Não só é importante, em alguns casos, adicionar luz artificial às fotos de arquitetura, mas é tão crucial - se não mais - usar filtros para controlar todos os diferentes elementos de uma fotografia de interior.

Para ilustrar porque uso filtros para fotografia de arquitetura de interiores, vamos exemplificar através de uma foto.
Pediram-me para fotografar o interior de um quarto que havia sido recentemente renovado em um hotel na minha cidade natal, Atlanta, Geórgia. Este quarto é um grande exemplo da importância do uso de filtros para a fotografia de arquitetura de interiores.



O que você vê na primeira foto é a única imagem base do ambiente que usei para construir o resto da fotografia (sem filtros). Há um brilho significativo na mesa de café, bem como na cabeceira de madeira ao redor da lâmpada. A maioria das pessoas pensa em usar filtros de polarização para sua fotografia exterior a fim de reduzir o brilho na água. Os filtros polarizadores funcionam tão bem para fotografia interior quanto para eliminar o brilho na maioria das superfícies (note, eles não funcionam em metal não polido).


O bom de um polarizador circular para fotografia de arquitetura é que com uma rápida rotação do filtro, você pode eliminar o brilho em vários locais. Duas fotografias rápidas usando este método podem então ser fundidas no Photoshop e você tem uma imagem "limpa", livre de brilho que você pode agora entregar ao seu cliente. Nesta foto, eu usei o Polarizador Circular HT Digital da Tiffen Company para alcançar meus resultados. Na verdade, nunca removo esse filtro quando estou fazendo fotografia de arquitetura de interiores.



Outro truque para fotografia de arquitetura de interiores é usar uma folha de densidade neutra (ND) para embrulhar uma luz brilhante. Este processo pode ser demorado e caro. Veja na segunda imagem. A única diferença entre esta foto e minha imagem base é que eu liguei as luzes - eu não toquei nas configurações da câmera. Veja como as luzes estão brilhantes, elas estão completamente estouradas e criam uma imagem que não pode ser entregue ao cliente.

Ao invés de mexer nas configurações da minha câmera ou embrulhar as luzes com gelatinas, eu apenas usei meu filtro Tiffen NATural ND. Os filtros de ND Natural da Tiffen não têm nenhum molde de cor para eles, então eles são perfeitos nesta situação, já que nenhuma correção de cor é necessária na pós-produção.


Para criar minha imagem final, misturei as imagens junto com as rotações do polarizador circular para eliminar o brilho. Eu também misturei uma imagem que expus para as janelas, bem como duas outras fotografias usando o meu Interfit S1 Monolights para adicionar luz de preenchimento. Alguns pequenos ajustes no Lightroom e esse foi o resultado final.


Agora eu tenho uma imagem devidamente exposta, sem brilho e com luzes com detalhes. Usando um polarizador circular, consegui controlar como a luz natural que entrava na sala interagia com os móveis. Neste caso, eliminando o brilho sobre a mesa de café. Em seguida, usei meus filtros ND para criar um aspecto natural para minha fotografia, com as luzes ligadas. Eles têm a quantidade de detalhes que você esperaria se entrasse nesta sala com as luzes acesas durante o dia. Os filtros Tiffen NATural ND me pouparam tempo no local, pois eu não precisei enrolar as luzes com uma folha de ND ou ajustar as configurações da minha câmera. Isso também tornou minha mistura de pós-produção mais eficiente.


Você usa filtros para sua fotografia de interior? Me avise que eu adoraria ouvir como os outros estão criando imagens incríveis para seus clientes.”

Equipamentos usados nesta foto:

Polarizador Circular Tiffen Digital HT
Filtros ND Tiffen NATural
Interfit S1 Monolights
Canon 5D Mark IV com lente Tilt-Shift 24mm
Tripé Davis and Sanford
Transmissor Wireless CamRanger

Texto em português traduzido de Link original em Inglês: https://tiffen.com/blogs/imagemaker/using-filters-for-interior-architecture-photography

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