sábado, 13 de junho de 2020

Planeje seu programa de podcast

O mercado de Podcasts vem crescendo muito no Brasil e no mundo. Esta semana escreveremos sobre Podcasts.

Como qualquer produção, planejamento é essencial. Então veja aqui algumas dicas sobre como planejar seu programa de podcast.


Definição de objetivos


Sem definir os objetivos, definir as seguintes etapas será um trabalho quase impossível e os seus resultados terão pouco significado.

Ao determinar os seus objetivos, defina também as metas que estarão atreladas a eles. Se você busca por visibilidade, por exemplo, então o número de compartilhamentos do seu programa pode ser um número interessante.

Persona

Uma vez que você compreende a razão do que você está criando, é preciso definir para quem você está criando, ou seja, quem é a sua persona?

O processo de definir a sua persona irá te apoiar na definição do formato do seu conteúdo, seleção de temas, convidados e principalmente, o tom do seu programa.

Uma vez que você define para quem é o seu podcast, você começa a desenvolver mecanismos de verificação para saber se o seu programa está na direção correta, entregando assim um conteúdo mais envolvente para o seu ouvinte.

As pessoas precisam querer escutar o que você tem para dizer e isso só acontecerá se você estiver conversando diretamente com elas, suprindo uma dor ou apoiando em um objetivo ou apenas compartilhando de um mesmo interesse.



O formato

O mais importante aqui é que o formato que você escolha converse bem com a sua persona, portanto, para ter sucesso nessa escolha, tenha bastante foco na definição da sua persona!

Reflita sobre quais são os seus principais interesses e como ela costuma consumir conteúdos. Se ela já tem uma propensão aos jornais, um podcast com uma pegada mais jornalística possuirá uma linguagem semelhante a que ela já está habituada. Já se sua persona não busca o jornalismo tradicional, pensar na atualização da linguagem usada ou estilo pode ser o segredo para cativá-la.

E lembre-se, precisando gravar seu podcast, a Bureau tem disponível uma série de equipamentos para esse segmento. Entre em contato conosco e saiba mais!


Nenhum comentário:

Conhece a Canon EOS R6 ?

  Canon EOS R6 é uma ferramenta versátil para atender aos requisitos de foto e vídeo de um fluxo de trabalho de imagem contemporâneo.  Esta ...