terça-feira, 5 de maio de 2020

STREAMING: Equipamentos




Quarentena do conhecimento: aproveite seu tempo, aprenda tendências e aprimore seu conhecimento. Esta semana estamos escrevendo sobre esse streaming e, hoje, você pode saber um pouco mais sobre os equipamentos necessários.


Para nós da Bureau, nada pode ser mais importante que nossos equipamentos. É claro que o sucesso de uma live stream não depende apenas disso, mas é um excelente começo. Veja algumas de nossas dicas de equipamentos para streaming.


Câmera


Se você quiser investir numa captura profissional, é importante que você opte por uma câmera com uma saída HDMI limpa (clean output). Isso significa, que você conseguirá visualizar o vídeo tanto na câmera quanto na tela do computador e que a imagem transmitida para não terá informações técnicas da câmera (como data, hora e até mesmo o REC).


Outro quesito importante é optar por uma câmera que seja Full HD. Assim você garante que a qualidade de imagem da sua transmissão ao vivo seja alta. Alguns modelos de câmeras que você pode usar em sua live podem ser: Sony A6000 (ou outras da série A6XXX), Sony A7s II (Ou outras da série A7x)Panasonic Lumix DMC-GH5 (ou outras da sére GHx), Blackmagic Pocket 6K e 4K, Canon EOS 5D Mark III ou até mesmo a Sony HXR NX5, por exemplo.


Mesa de Corte ou Switcher


Caso você escolha fazer a transmissão ao vivo utilizando mais de uma câmera, será necessário ter também uma mesa de corte. Esse equipamento também conhecido como switcher ou mixer de vídeo é usado para selecionar a tomada ou câmera onde será realizada a transmissão ao vivo. Ações como cortes secos, efeitos especiais e corte de áudio são gerenciadas por meio da mesa de corte de vídeo. Elas são essenciais para oferecer mais alternativas de captação e exibição caso o streaming ao vivo seja realizado por diferentes fontes de captura. Alguns exemplos de modelos de switcher para sua live podem são: Atem Mini - Blackmagic, Intercom ITC100KF - Datavideo, MCX-500 - Sony, AG HMX100 - Panasonic e o ATEM TELEVISION STUDIO HD. Quando utilizado juntamente com as câmeras Blackmagic Pocket 6K, o Atem Mini permite até mesmo que você controle as funções de sua câmera remotamente!


Iluminação


Para que sua live saia perfeita, outro ponto com o qual você precisa se preocupar é com a iluminação! Pense na experiência do usuário: se seu vídeo estiver escuro, com a imagem granulada ou, em alguns casos, até mesmo iluminado demais, há uma grande chance de que a audiência desista de te assistir. Por isso, se optar pela iluminação artificial, preze por escolher bons equipamentos, e, no caso de iluminação natural, fique atento a como a imagem está sendo exibida no visor.


Você pode optar por painéis de LED, por exemplo, que são leves e versáteis. Alguns modelos que podemos exemplificar são: Refletor de LED 30x30 Bicolor Felloni da Dedolight, Refletor de LED 30x30 Bicolor Astra da Litepanels, Refletor de LED Bicolor IB500 da Ikan, Refletores de LED Bi-Flex 1 ou Bi-Flex 2 Lite da Aladdin, entre muitos outros.


Placa de Captura


Para fazer uma transmissão ao vivo, você precisa de uma boa placa de captura, pois é justamente ela que vai efetuar a transferência da imagem + som da câmera / VCR para o computador.

As câmeras, equipadas com uma saída HDMI, RCA ou SDI, podem ser ligadas por uma dessas conexões à placa de captura, que, por sua vez, é ligada ao computador utilizando-se um USB 3.0 ou um Thunderbolt.

“Mas meu computador não possui placa de captura nativa, e agora?” Não se preocupe, existem placas de captura externas que podem ser plugadas na câmera e no PC. Alguns modelos recomendados de placa são: BlackMagic Web Presenter ou Blackmagic Intensity, Osprey 250, MyGica HD Cap X, Epiphan AV.io, AverMedia Live Gamer Portable Lite.


Com esses equipamentos, você já está pronto para realizar uma live stream de nível profissional.


Além desses equipamentos, você também vai precisar de um computador com acesso à internet, que possa realizar o enconding e a transmissão de sua live. Para entender mais sobre essas duas etapas, confira nossa publicação sobre encoding e transmissão de sua live.


Nenhum comentário:

Conhece a Canon EOS R6 ?

  Canon EOS R6 é uma ferramenta versátil para atender aos requisitos de foto e vídeo de um fluxo de trabalho de imagem contemporâneo.  Esta ...