segunda-feira, 18 de maio de 2020

Encoding e Transmissão para Streaming



Para promover uma live stream profissional, além dos equipamentos para streaming , para que sua transmissão seja ao vivo pela web, você precisa de um computador com acesso à internet. Muitos dizem ser possível transmitir ao vivo até com internet 4G, o que não é mentira. Acontece que esse tipo de conexão está sujeita às instabilidades. Se por acaso, ela cair totalmente, por exemplo, sua transmissão automaticamente irá sofrer os impactos: buffering, “tela preta”, travamento, etc. Se você deixar de transmitir alguma cena, mesmo que por alguns segundos, quando a conexão se restabelecer ela já terá passado e o internauta, perdido aquele fato ou até mesmo desistido de assistir a sua live.


Dessa forma, para evitar maiores problemas e garantir estabilidade no live streaming, para uma transmissão ao vivo padrão, o mais indicado é disponibilizar uma conexão de pelo menos 2MB de uplink dedicado e exclusivo para o servidor de upload – levando em conta apenas um canal de live streaming.


Além do acesso à internet, para que seu computador seja capaz de fazer uma transmissão ao vivo, ele precisa também realizar dois processos, chamados de encoding e broadcasting.

Encoding: Quando a imagem é capturada pela câmera, esse equipamento gera o sinal em um formato bruto. Então, para que o som e a imagem consigam chegar até seu público, é preciso realizar o encoding – que é a transformação o formato do sinal para um que seja adequado para a transmissão na web. Existem diversos programas para realizar essa tarefa e recomendamos o software Adobe Flash Media Live Encoder, por ser uma solução confiável, estável e gratuita. Ele vai receber o sinal da placa de captura, transformar o formato do vídeo original e enviar o sinal já prontinho para os servidores de streaming que vão fazer o conteúdo tocar no player.

Transmissão: Para que a transmissão ao vivo se complete é preciso que o sinal, já preparado, seja transmitido na internet, ou seja, que servidores de streaming realizem a distribuição do conteúdo. No próprio software que você utilizar para fazer o encoding, basta colocar no campo de acesso ao Flash Media Server qual a URL e qual o código de acesso “stream” que vão fazer a conexão com os servidores. Ao dar o “start” na transmissão os logs do encoder serão exibidos e o embed do player será gerado. Então, é só o inserir no destino final onde sua transmissão irá acontecer. O script do embed já será gerado com as configurações pré-determinadas pelo encoder.

Esse talvez seja um dos pontos mais importantes de toda a transmissão. Escolher uma plataforma ou uma empresa sólida e uma tecnologia robusta pode fazer a diferença para que sua transmissão seja profissional. Não se esqueça de realizar testes antes do dia oficial em que o evento será transmitido. Assim você evita imprevistos!

Nenhum comentário:

Conhece a Canon EOS R6 ?

  Canon EOS R6 é uma ferramenta versátil para atender aos requisitos de foto e vídeo de um fluxo de trabalho de imagem contemporâneo.  Esta ...