compre online : www.bureaustore.com.br

As novas câmeras digitais full frame e DSLR demandam filtros de Densidade Neutra e em alguns casos filtros IR . Mas hoje vamos falar sobre os filtros ND .
Filtros de Densidade Neutra são filtros que diminuem a entrada de luz na lente e consequentemente no sensor da câmera (CMOS ou CCD) sem alterar as cores e outros aspectos da imagem a não ser a intensidade de luz que passa pelo filtro.
Como os novos sensores das câmeras são muito sensíveis na media com ISO 800 como referencia, esta extrema sensibilidade , cria problemas na fotografia principalmente em cenas exteriores pois a lente passa a trabalhar com um diafragma (íris) muito fechado aumentando em muito a profundidade de campo.
Portanto se o fotografo quer uma resultado com desfoque no melhor estilo cinematográfico , este excesso de sensibilidade não ajuda. Não se esqueça que filmes fotográficas ofereciam filmes com sensibilidade de ISO 100! Então o que é possível fazer?
Usar filtros que "comam" f-stop é uma da opções. Filtros tipo ND e Polarizadores são exemplos de filtros que diminuem a entrada de luz no sensor .
Um filtro polarizador diminui em media 2 stops e os filtros ND podem diminuir de 1 a 7 stops dependendo da densidade do filtro, pois hoje em dia achamos filtros ND que vão do 0.3 ao 2.1 e que aumentam a densidade em escala de 0.3.
Assim temos filtros ND de 0.3, 0.6, 0.9, 1.2, 1.5, 1.8, 2.1
Hoje temos ainda estes filtros com adição de filtros de correção eu eliminam o excesso de IR que poluem a imagem .Este é assunto para um outro post.
Assim , ter filtros Clear, UV, ND e Polarizadores sempre que sair para uma fotografia ou gravação é essencial.
Com e sem filtro ND
Com e sem filtro ND
Filtro ND
Nenhum comentário:
Postar um comentário