terça-feira, 19 de maio de 2015

Controle de Luz, filtro ND em produções de video e fotografia

Ferramentas de controle de luz:  Filtro ND

compre onlinewww.bureaustore.com.br

ou peça orçamento contato@bureaudv.com.br


As novas câmeras digitais  full frame e DSLR demandam filtros de Densidade Neutra e em alguns casos filtros IR . Mas hoje vamos falar sobre os filtros ND .


Filtros de Densidade Neutra são filtros que diminuem a entrada de luz na lente e consequentemente no sensor da câmera (CMOS ou CCD) sem alterar as cores e outros aspectos da imagem a não ser a intensidade de luz que passa pelo filtro.

Como os novos sensores das câmeras são muito sensíveis na media com ISO 800 como referencia,  esta extrema sensibilidade , cria problemas na fotografia principalmente em cenas exteriores pois a lente passa a trabalhar com um diafragma (íris)  muito fechado aumentando em muito a profundidade de campo.

Portanto se o fotografo quer uma resultado com desfoque no melhor estilo cinematográfico , este excesso de sensibilidade não ajuda. Não se esqueça que filmes fotográficas ofereciam filmes com sensibilidade de ISO 100! Então o que é possível fazer?

Usar filtros que "comam" f-stop é uma da opções. Filtros tipo ND e Polarizadores são exemplos de filtros que diminuem a entrada de luz no sensor .

Um filtro polarizador diminui em media 2 stops e os filtros ND podem diminuir de 1 a 7 stops dependendo da densidade do filtro, pois hoje em dia achamos filtros ND que vão do 0.3 ao 2.1 e que aumentam a densidade em escala de 0.3.

Assim temos filtros ND de 0.3, 0.6, 0.9, 1.2, 1.5, 1.8, 2.1

Hoje temos ainda estes filtros com adição de filtros de correção eu eliminam o excesso de IR que poluem a imagem .Este é assunto para um outro post.

Assim , ter filtros Clear, UV, ND e Polarizadores sempre que sair para uma fotografia ou gravação é essencial.


Com e sem filtro ND 
 Com e sem filtro ND 



Filtro ND 











Nenhum comentário:

Conhece a Canon EOS R6 ?

  Canon EOS R6 é uma ferramenta versátil para atender aos requisitos de foto e vídeo de um fluxo de trabalho de imagem contemporâneo.  Esta ...